quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Programe-se na Vila das Artes

Participe do encontro sobre Economia Criativa nesta quarta às 19h
A  Anima Cult Consultoria irá realizar no próximo sábado, dia 27 de novembro, no Sesc Iracema, a Pré-Conferência de Economia Criativa que antecederá a I Conferência Internacional de Economia Criativa do Nordeste nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, na sede da Fiec. A Pré-Conferencia será o espaço para melhor compreensão,  reflexão e elaboração de propostas sobre o tema por parte dos profissionais das áreas criativas. Antes do evento as pesquisadoras Edlisa Peixoto e Luciana Guilherme - integrante da Anima e membro do Grupo de Pesquisa sobre Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará (Uece) - reúnem pequenos grupos para conversas em torno do tema, apresentando experiências – sobretudo a vivida na cidade de Brisbane, no estado de Queensland, Austrália e instigando uma mobilização.
A Vila das Artes abriga uma dessas conversas. Será nesta quarta-feira (24), às 19h. As portas estão abertas a todos os interessados.

Vagas na Vila das Artes é para Assessoria de Comunicação,  Escola Pública de Audiovisual, setor Administrativo Financeiro e para a Biblioteca. Outras vagas na Secultfor.
A Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) oferece 12 vagas de estágio. As inscrições devem ser realizadas, das 8h às 17h, no setor de Protocolo da Secultfor, localizado na Rua Pereira Filgueiras, 04, Centro. O Edital e os requisitos estão disponíveis aqui. Para se inscrever, o candidato deve ter cumprido no mínimo o 5° semestre (ou ter 100 créditos cursados) e no máximo o 7° semestre, com um índice de rendimento igual ou superior a 6,0 (seis), ou conceito equivalente, não possuir mais do que duas reprovações e ter disponibilidade de tempo para estagiar nos turnos ofertados. O estágio tem duração de 12 meses, com carga horária de 20 horas semanais. O valor da bolsa é de R$ 350,00. No momento da inscrição, o candidato deve portar currículo, cópia dos seguintes documentos: RG, CPF, carteira de reservista (para candidatos do sexo masculino), comprovante de residência, histórico escolar atualizado e comprovante de matrícula devidamente assinado pelo coordenador de curso.
::As vagas
Administração – Gabinete da Secretária - 1
Audiovisual – Vila das Artes - 1
Arquitetura – Setor de Patrimônio Histórico – Secultfor - 3
Biblioteconomia – Vila das Artes - 1
Biblioteconomia – Para a Rede Municipal de Bibliotecas – 2
Comunicação Social – Setor de Comunicação da Secultfor- 2
Comunicação Social – Setor de Linguagens da Sede da Secultfor - 1
Contabilidade - Vila das Artes – 1
História – Setor de Patrimônio Histórico da sede Secultfor – 1
Informática – Biblioteca Dolor Barreira – 2
Jornalismo – Vila das Artes - 1
Inscrições: Secretaria de Cultura de Fortaleza - Rua Pereira Filgueiras, nº 4, Centro.
Data de inscrição: de 18 a 29 de novembro.
Mais informações: 3105.1386. www.fortaleza.ce.gov.br/cultura


Sessões são todas as quartas ás 18h30.
A Mostra Panorama do Cinema Cearense Contemporâneo que teve início em novembro e vai até a primeira semana de dezembro O Cineclube Vila das Artes apresenta  esta semana duas produções de Alexandre Veras: o videodança "O Regresso de Ulisses" e  o documentário "Vilas Volantes - o verbo contra o vento".  A programação reúne filmes com produções audiovisuais de cineastas e realizadores cujas obras são criações coletivas que transitam por várias linguagens artísticas. A proposta é aprofundar o diálogo dessas novas produções que tem chamado a atenção em festivais pelo país. A curadoria é de Rúbia Mércia e Rodrigo Capistrano. As sessões acontecem sempre as quartas-feiras às 18h30, na Vila das Artes - Rua 24 de Maio, 1221, Centro. 
::Programe-se

 Dia 24/11
"O Regresso de Ulisses" (Vídeo-dança, 20 min, 2008). De Alexandre Veras Uma série de imagens e situações sobre o tema da viagem, do estar pelo meio, do voltar, do nunca atingir.
"Vilas Volantes - o verbo contra o vento" (Doc, 52 min, 2005). De Alexandre Veras Na remota costa oeste do Ceará, pequenas vilas pesqueiras seguem permanentemente movendo-se por ação do vento deslocando dunas, bem como o empuxo das fortes marés - embora a memória dessas vilas permaneça muito vívida na mente de seus habitantes - especialmente dos mais velhos. O precário espaço físico perdido é reconstruído pela força de elocução da palavra. Através do verbo, seus habitantes reconstroem lugares, hábitos e práticas, que não mais existem ou estão prestes a desaparecer.
Dia 01/12
"Uma Encruzilhada Aprazível" (Doc, 52 min, 2007). De Ruy Vasconcelos.  No sertão do norte do Ceará, um movimentado entroncamento rodoviário é observado por moradores que, alheios a ele, levam uma vida lenta e artesanal.  "Sábado à Noite" (Doc, 70 min, 2007). De Ivo Lopes Araújo. Um filme sobre Fortaleza
Mostra Woody Allen na Vila das Artes sempre as quintas e sextas às 18h30.
A terceira e última parte da Mostra “Woody Allen – Por ele Mesmo” está em exibição na Vila das Artes e vai até dia 10 de dezembro. As sessões são gratuitas e acontecem sempre as quintas e sextas, a partir das 18h30 e são sempre seguidas de debate após o filme. Nesta semana tem a comédia romântica ‘Igual a Tudo na Vida’ e ‘Melinda e Melinda’ que traz uma narrativa em duas histórias conjugando humor e drama.

::Programe-se
Novembro
Dia 25: Match Point (2005)
Dia 26: Scoop - O Grande Furo (2006)
Dezembro
Dia 02: O Sonho de Cassandra (2007)
Dia 03: Vicky Cristina Barcelona (2008)
Dia 09: Tudo Pode dar Certo (2009)
Dia 10: Wild Man Blues – Woody Allen In Concert (Turnê de Woody Allen e Banda pela Europa- 1996)

 Participação popular na elaboração do Manual de uso de equipamentos da Vila das Artes.
A Vila das Artes lança nova política de empréstimo de equipamentos de projeção para coletivos formados através do projeto Pontos de Corte – Formação e Apoio à Agentes Culturais e exibidores.A intenção é tornar mais transparente a utilização dos equipamentos públicos bem como sinalizar os deveres e direitos de cada agente cultural, garantindo desta forma, um retorno público do investimento feito por cidadãos e pela Prefeitura.Apesar do equipamento de projeção ter o seu uso restrito, voltado apenas para os coletivos do Pontos de Corte, a Vila das Artes convoca a comunidade para participar da construção do manual enviando sugestões e críticas, pois entende que esta construção torna democráticas as normas de utilização dos equipamentos, os quais são utilizados em exibição feita nas ruas da cidade. A redação final do manual será elaborada no dia 30 de novembro, ás 18h30 na Vila das Artes (rua 24 de Maio, 1221, Centro) . Todos e todas estão convidados a participar desta construção coletiva. Sugestões podem ser enviadas para o email pontosdecorte@gmail.com. Edital no site da Prefeitura www.fortaleza.ce.gov.br. Mais informações pelo 3252-1444.


Laboratório de Percepção e Participação na Composição em Tempo Real
O Laboratório de Percepção e Participação na Composição em Tempo Real apresenta no dia 24 de novembro, às 19h, na sala de dança da Vila das Artes ensaio aberto sobre a experimentação do grupo a partir do método desenvolvido pelo artista português João Fiadeiro. O grupo foi contemplado através do Edital de Ocupação da Sala de Dança da Vila das Artes, que visa democratizar o acesso aos equipamentos públicos e apoiar a produção. Os artistas-pesquisadores do laboratório irão expor os deslocamentos e descobertas ao longo de setembro, quando o grupo se encontrou para improvisar elementos do método português. O ensaio é livre e tem entrada gratuita. Mais informações pelo telefone 3252-1444.

Vila das Artes divulga relação dos selecionados para o Curso de Direção de Fotografia em Câmera HD

A Vila das Artes selecionou 25 dos 52 inscritos para o curso Direção de Fotografia em HD oferecido pela parceria através do Núcleo de Produção Digital Vila das Artes e o Centro Audiovisual Norte Nordeste (CANNE). As aulas acontecerão de 6 a 10 de dezembro de 2010, das 18h30 às 21h50, com o professor Alziro Barbosa. Uma comissão formada por conselheiros do Núcleo de Produção Digital (profissionais do audiovisual que atuam no estado) fez a seleção dos inscritos. A comissão onsiderou os seguintes critérios para avaliação: candidatos que apresentaram experiência comprovada no trabalho em operação de câmera e direção de fotografia;
profissionais que atuam na área; candidatos inscritos mais de uma vez em cursos livres da Vila das Artes, que não foram selecionados e pessoas que já participaram de outros cursos livres e tiveram a freqüência de 75% nas aulas.
:: Selecionados
ALEX SOARES ALVES
ANDERSON SANTIAGO
BRUNO MARQUES DE CARVALHO
DANIEL PUSTOWKA TAVARES
EDCARLOS HOLANDA SILVA
EMERSON MOTA SANTOS
FRANCISCO FERNANDO DE FREITAS FILHO
GANDHI CARVALHO GUIMARÃES
GIANCARLO PEIXOTO DE HOLANDA MAIA
GUILHERME PEREIRA E SILVA
GUTIÉRREZ REGES DA SILVA
ISRAEL SOUTO CAMPOS
JOELITÂNIO FRANCISCO DE SOUZA
JOHNNATHAN DE OLIVEIRA ALBANO
JOSÉ RIBAMAR COELHO NETO
LEANDRO GOMES PINHEIRO
LUCIANA GOMES SANTOS
MARCOS SILVA MONTENEGRO FILHO
NATÁLIA LIMA ROCHA
NATASHA OLIVEIRA MOTA
RAFAELA LIA PINHEIRO LEITÃO
RENATA MASSACCESI GUIMARÃES
SAULO DE CASTRO
STEPHANIE VALENTIN REIS
VICTOR VALE DE MELO

Mais informações pelo (85) 3252-1444 ou 3105-1410

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Vila das Artes lança manual de uso de equipamentos

 A Vila das Artes lança nova política de empréstimo de equipamentos de projeção para coletivos formados através do projeto Pontos de Corte – Formação e Apoio à Agentes Culturais e exibidores.
A intenção é tornar mais transparente a utilização dos equipamentos públicos bem como sinalizar os deveres e direitos de cada agente cultural, garantindo desta forma, um retorno público do investimento feito por cidadãos e pela Prefeitura.
Apesar do equipamento de projeção ter o seu uso restrito, voltado apenas para os coletivos do Pontos de Corte, a direção da Vila das Artes convoca a comunidade para participar da construção do manual enviando sugestões e críticas.
A redação final do manual será elaborada no dia 30 de novembro, ás 18h30 na Vila das Artes (rua 24 de Maio, 1221, Centro) . Todos e todas estão convidados a participar desta construção coletiva. Sugestões podem ser enviadas para o email pontosdecorte@gmail.com. Edital no site da Prefeitura www.fortaleza.ce.gov.br. Mais informações na página Editais deste Blog.

Serviço Participação popular para construção do Manual de Empréstimo de Equipamentos de Projeção no dia 30 de novembro, às 18h30, na Vila das Artes, rua 24 de Maio, 1221, Centro. Informações 3252-1444.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Woody Allen Revisitado

Terceira e última parte da mostra vai até dezembro

 A terceira e última parte da Mostra “Woody Allen – Por ele Mesmo” está em exibição na Vila das Artes. e vai até dia 10 de dezembro. Cineasta, roteirista e músico, Allen é um artista de mil facetas, é polêmico, amado e odiado. Dono de uma rica biografia, expressa em seus filmes as várias cidades imaginárias que dialogam com a poesia, os desejos, os relacionamentos e as paranoias da vida urbana.
A mostra, que já exibiu gratuitamente filmes desde o início de sua carreira, na década de 1970, traz agora doze obras produzidas entre 1999 e 2009, incluindo o documentário musical Wild Man Blues – Woody Allen In Concert, que traz a turnê de Allen e sua banda pela Europa em 1996. As sessões acontecem as quintas e sextas, a partir das 18h30 e são sempre seguidas de debate após o filme.
A Vila das Artes fica na Rua 24 de Maio, 1221, Centro. Mais informações pelo (85) 3252-1444 ou acesse www.facebook.com/viladasartes e twitter.com/viladasartes.

Programe-se

Novembro
Dia 04: Poucas e Boas (1999)
Dia 05: Trapaceiros (2000) 
Dia 11: O Escorpião de Jade (2001)
Dia 12: Dirigindo no Escuro (2002)
Dia 18: Igual a Tudo na Vida (2003)
Dia 19: Melinda e Melinda (2004)
Dia 25: Match Point (2005)
Dia 26: Scoop - O Grande Furo (2006)

Dezembro
Dia 02: O Sonho de Cassandra (2007)
Dia 03: Vicky Cristina Barcelona (2008)
Dia 09: Tudo Pode dar Certo (2009)
Dia 10: Wild Man Blues – Woody Allen In Concert (Turnê de Woody Allen e Banda pela Europa- 1996)

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Panorama do Cinema Contemporâneo Cearense

O Cineclube Vila das Artes deste mês convida para um mergulho no universo contemporâneo da cena cinematográfica do Ceará. Panorama do Cinema Cearense Contemporâneo é mostra que recebe a curadoria de Rúbia Mércia e Rodrigo Capistrano.
A programação reúne 18 filmes com produções audiovisuais de cineastas e realizadores cujas obras são criações coletivas que transitam por várias linguagens artísticas. A proposta da Mostra é aprofundar o diálogo dessas novas produções que tem chamado a atenção em festivais pelo país. O Cinema Contemporâneo volta o olhar para obras cerebrais, faz pensar e explora alternativas teóricas e analíticas.
Toda quarta-feira do mês de novembro de 2010
e na primeira quarta do mês de dezembro de 2010
às 18h30
na Vila das Artes
Rua 24 de Maio, 1221, Centro.
Mais info pelo (85) 3252-1444.
Programação

>>Dia 10/11
"Supermemórias" (Doc, 20 min, 2010). De Danilo Carvalho.
"Casa da Vovó" (Doc, 24 min, 2008). De Vitor de Melo.
“A Curva” (ficção 5’, VHS e DV, 1990-2007) de Salomão Santana.
"O Homem Bifurcado" ( Doc, 11 min, 2009) De Hugo Pierro, Gláucia Barbosa e Márcio Araújo.
“Cidade Desterro" (Doc, 15 min, 209). De Gláucia Soares.
"A Amiga Americana" (Ficção, 19 min, 2009). De Ricardo Pretti e Ivo Lopes.
“Mulher Biônica” (2008, 19min, cor, ficção). De Armando Praça

>>Dia 17/11
"As Corujas" (Ficção, 20 min, 2009). De Fred Benevides.
“Flash Happy Society" (Experimental, 8 min, 2009). De Guto Parente
"Perto Demais" (Doc, 15 min, 2010). De Rúbia Mércia.
“Espuma e Osso" (Ficção, 20 min, 2007). De Guto Parente e Ticiano Monteiro.
"Longa Vida ao Cinema Cearense" (Ficção, 12 min, 2008). Direção de Irmãos Pretti. "Vista Mar" (Doc, 12 min, 2009). De Pedro Diógenes, Rúbia Mércia, Rodrigo Capistrano, Claugeane Costa, Vitor Furtado e Henrique Leão.

>>Dia 24/11
"O Regresso de Ulisses" (Vídeo-dança, 20 min, 2008). De Alexandre Veras
"Vilas Volantes - o verbo contra o vento" (Doc, 52 min, 2005). De Alexandre Veras

>>Dia 01/12
"Uma Encruzilhada Aprazível" (Doc, 52 min, 2007). De Ruy Vasconcelos.
"Sábado à Noite" (Doc, 70 min, 2007). De Ivo Lopes Araújo.


A Mulher Biônica, de Armando Praça
Supermemórias, de Danilo de Carvalho