Editais

ARTES VISUAIS, AUDIOVISUAL, DANÇA E TEATRO 



São 9 cursos com inscrições abertas ofertando 260 vagas

A Vila das Artes amplia suas atividades e inaugura novos espaços de formação: um Centro de Artes Visuais, em parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste, e uma Escola Pública de Teatro, ao lançar um pacote de editais de cursos gratuitos de diversos formatos para diferentes públicos.
Os novos cursos e espaços vêm somar às atividades já desenvolvidas pela Vila das Artes, através das Escolas Públicas de Audiovisual e Dança e do Núcleo de Produção Digital, que funcionam desde 2006.
A Vila das Artes é um equipamento público da Prefeitura de Fortaleza, ligado à Secretaria de Cultura. O espaço cumpre uma política pública de cultura que democratiza e amplia o acesso a formação, sempre provocando a experiência e a reflexão sobre arte e outras questões do mundo contemporâneo.

Centro de Artes Visuais
Uma parceria estabelecida entre a Secretaria de Cultura de Fortaleza e o Centro Cultural Banco do Nordeste inaugura o Centro de Artes Visuais. O Centro se constitui como um programa integrado de ações orientadas pelo objetivo de intervir no circuito das artes visuais da Cidade. Propõe ações que repercutem na produção, na difusão e no amadurecimento crítico do circuito de artes visuais da cidade. O foco principal de suas atividades são os atores diretos do circuito, entre eles artistas, curadores, críticos e pesquisadores. Entretanto, também está contemplada uma ação de formação de público, onde estão incluídos todos aqueles que desejam aproximar-se criticamente da produção artística contemporânea.

Escola Pública de Teatro
A Escola Pública de Teatro da Vila das Artes inicia suas atividades com o curso Teatro: Conexões Contemporâneas. O curso, elaborado a partir de encontros públicos que discutiram o panorama e os caminhos da formação teatral em Fortaleza, pretende estimular a reflexão e o exercício de teatro de grupo, além de provocar o intercâmbio de saberes entre pesquisadores e artistas locais e de outras cidades do Brasil e exterior.

Novos Cursos
Ao todo são 9 cursos de formação em artes visuais, audiovisual , dança e teatro com inscrições abertas. Os editais e as fichas de inscrições devem ser acessados pelo site www.fortaleza.ce.gov.br/editaisviladasartes.. Para o curso de teatro as inscrições devem ser feitas pelo www.fortaleza.ce.gov.br/imparh 
>> ARTES VISUAIS
 inscrições até 9 de setembro
Laboratório de Linguagens Visuais >> para pessoas que pretendem desenvolver e sistematizar seus conhecimentos e experiências nas linguagens artísticas. O programa é composto por 12 cursos livres modulares (20h cada) de caráter teórico-práticoque têm por finalidade proporcionar ao participante a compreensão de seu processo criativo e situar criticamente seu trabalho diante do circuito de arte contemporânea.
Pesquisa em Artes Visuais >> tem por objetivo atender artistas e interessados em desenvolver projetos de crítica e curadoria que buscam aprofundar suas investigações. Serão selecionados 12 projetos de pesquisa, sendo 8 pesquisas de linguagem e  4 pesquisas de crítica ou curadoria.

>> AUDIOVISUAL
Maquiagem e Caracterização de Personagem >>  inscrições até 19 de agosto . O curso terá como conteúdo noções sobre o papel do maquiador num filme e sua relação com o diretor, a arte e a fotografia; as técnicas de maquiagem aplicadas no cinema e na televisão e maquiagem corretiva; pesquisa e soluções parademandas específicas de caracterização de personagens.
Assistente de Figurino e Metodologia de Camarim >> inscrições até 2 de setembro. O curso apresentará metodologias eficientes em todas as etapas do processo de assistência de figurino e metodologia de camarim.
Cinefotografia Digital>> inscrições até 9 de setembro
O curso abordará as novas tendências, equipamentos e técnicas de produção de vídeo profissional utilizando câmeras fotográficas digitais para captação de imagens em movimento. Operação da câmera7D, montagem, manutenção e principais recursos.
 Edição em Vídeo >> inscrições até 2 de setembro
Curso básico que abordará noções de edição não-linear e as principais ferramentas de edição presentes no programa Final Cut.
Pontos de Corte >> inscrições até 6 de setembro. Curso com 208h/a, para pessoas interessadas em se tornar agentes culturais e exibidores independentes.
>> DANÇA
Formação Básica em Dança >>
inscrições até 6 de setembro. é destinado a crianças e jovens de 8 a 12 anos de idade. O programa terá 6 anos de duração e oferecerá as bases para a formação de jovens artistas da dança. 60% das vagas são destinadas para crianças e jovens matriculados nas escolas da rede municipal de ensino. 

>> TEATRO >> inscrições até 11 de setembro . no site www.fortaleza.ce.gov.br/imparh
Teatro: Conexões Contemporâneas: curso com 13 módulos, , elaborado a partir de encontros públicos que discutiram o panorama e os caminhos da formação teatral em Fortaleza, pretende estimular a reflexão e o exercício de teatro de grupo, além de provocar o intercâmbio de saberes entre pesquisadores e artistas locais e de outras cidades do Brasil e exterior



>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>


PONTOS DE CORTE

A Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, voltado para a formação em artes, apoio a produção, incentivo a pesquisa e difusão cultural lança nova política de empréstimo de equipamentos de projeção para coletivos formados através do projeto Pontos de Corte – Formação e Apoio à Agentes Culturais e exibidores.

A intenção é tornar mais transparente a utilização dos equipamentos públicos bem como sinalizar os deveres e direitos de cada agente cultural, garantindo desta forma, um retorno público do investimento feito por cidadãos e pela Prefeitura.

Apesar do equipamento de projeção ter o seu uso restrito, voltado apenas para os coletivos do Pontos de Corte, a direção da Vila das Artes convoca a comunidade para participar da construção do manual enviando sugestões e críticas. A Vila das Artes entende que esta construção coletiva, incluindo a sugestão de atores da sociedade civil, torna democráticas as normas de utilização dos equipamentos, os quais são utilizados  em exibição feita nas ruas da cidade.

O empréstimo faz parte da política de apoio do projeto Pontos de Corte que desde 2007 forma agentes culturais e exibidores independentes que atuam na cidade levando um nova forma de debater assuntos sobre a vida, a arte, a política através de filmes e interações culturais com as comunidades. Atualmente são 14 coletivos atuando. Edital no site da Prefeitura www.fortaleza.ce.gov.br. Mais informações pelo 3252-1444.


NÚCLEO DE PRODUÇÃO DIGITAL (NPD)

Baixe o edital, o termo de compromisso e responsabilidade e a ficha de inscrição aqui
(OBS: O edital vale por tempo indeterminado, portanto as datas e prazos com períodos específicos não devem ser considerados, obedecendo-se apenas a quantidade de dias estabelecida.)