quinta-feira, 7 de abril de 2011

Fortaleza dos sentidos imagéticos


Vídeo que comemora o aniversário da cidade será lançado dia 12 na Vila das Artes
O vídeo coletivo Fortaleza em Todos os Sentidos, realizado para comemorar o aniversário da Cidade, será lançado no dia 12 de abril, às 19h, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro). O vídeo reúne histórias que apresentam a cidade através dos cinco sentidos: tato, audição, olfato, visão e paladar.
O projeto é lançado desde 2008 para que cidadãos – realizadores ou não do audiovisual – possam expressar, através do audiovisual, sua relação afetiva com a cidade. No Fortaleza em Todos os Sentidos as histórias passeiam pelos estímulos dos sentidos. Foram selecionadas cinco histórias que narram cada um desses sentidos: Fortaleza com Hwasong, de Dayse Beatriz Barreto de Oliveira, é uma miscelânea cultural com foco na cultura coreana e como esses membros adotam traços da cultura local. È uma mistura de sabores que une yakissoba e tapioca. Em Riozinho, de Roger Quentin Pires, as sensações sonoras transbordam a beira do Rio Cocó, na região do bairro Caça e Pesca. Fortaleza além dos Sentidos, de Alexandre Alves da Silva, propõe uma “Fortaleza Além dos Sentidos” invadindo o microcosmo da visão. Tem o Cheiro da Cidade, de Israel Castelo Branco Bento, que faz um mergulho nos odores da vida urbana e o Feira dos Abraços, de Geovana Correa Nunes, que explora o tato na Feira da Gentilândia.
No dia 13, o vídeo será apresentado durante as festividades de aniversário, na Praça do Ferreira, a partir das 17h, e no aterro da Praia de Iracema, às 19h.  A partir do dia 15 de abril o vídeo vai percorrer os bairros e será exibido: no dia 15, às 15h, no Instituto dos Cegos (Rua Dr. João Guilherme, 373- Antônio Bezerra); no dia 18, às 15h, no Instituto Filippo Smaldone (Rua Adolfo Siqueira, 273, Joaquim Távora); no dia 20, às 19h, no Instituto Montese (Rua Irmã Bazet, 150 – Montese); no dia 26, às 19h, na Pracinha da Igreja dos Navegantes (Rua Aprendizes Marinheiros, altura do nº 552, Jacarecanga); no dia 27, às 19h, no Cuca Che Guevara (Av. Presidente Castelo Branco, 6417 - Barra do Ceará); no dia 28, às 19h, na Praça Santo Amaro (Av. Maria Júlia s/n, próximo a igreja do Santo Amaro); no dia 29, às 18h30, no Centro Cultural Bom Jardim (Rua 3 corações, 400 - Bom Jardim).  

Um presente para a cidade
O projeto é uma iniciativa do Núcleo de Produção Digital Vila das Artes (programa Olhar Brasil mantido em parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e o Ministério da Cultura) para homenagear Fortaleza e anualmente lança um vídeo coletivo no aniversário da cidade. A intenção é preservar a memória do cotidiano e revelar a pluralidade, beleza, fatos e personagens que constroem e transformam a cada dia a vida e a Cidade. O primeiro vídeo da série foi Fortalezas 24h, que retratou o cotidiano da cidade em um minuto do dia. O segundo, Fortalezas narrou histórias reais e fictícias de personagens da cidade. Ano passado, Se Essa Rua Fosse Minha contou histórias que passam nas ruas. A vila das Artes é equipamento da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura, que oferece diversas atividades gratuitas voltadas para a formação em artes, apoio a produção, incentivo a pesquisa e difusão cultural. Informações pelo 85.3252-1444 ou3105-1410.

Nenhum comentário:

Postar um comentário