quinta-feira, 5 de julho de 2012

Mostra revive obras de Peter Sellers


Sellers como inspetor Clouseau


“A vida e a morte de Peter Sellers” é mostra que começa nesta sexta-feira na Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, e traz alguns dos filmes mais marcantes da carreira do ator. Mesmo depois de 32 anos após sua morte, Peter Sellers continua sendo assistido e lembrado. O ator das mil caras, famoso pela caracterização de  múltiplos personagens no mesmo filme adquiriu notoriedade mundial com o papel do Inspetor Clouseau em A Pantera Cor de Rosa (1963). Teve uma vida tumultuada e morreu aos 55 anos após uma série de ataques cardíacos quando atuava em “Beija-me Estúpido”, de Billy Wilder.
Na mostra, organizada pelo grupo 24 Quadros (formado por alunos e ex-alunos de cursos da Vila das Artes) serão apresentados os filmes: Dr. Fantástico, A pantera cor de rosa, Assassinato po Morte e o documentário biográfico A Vida e a Morte de Peter Sellers. As sessões acontecem na Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro), sempre às 18h30, nas sextas-feiras. A entrada é gratuita. Informações pelo 3252-1444.

Programação

Dia 6 - Dr. Fantástico (Direção de Stanley Kubrick |Reino Unido – 1964)
Um general completamente insano, Jack Ripper, ameaça, durante uma reunião entre nações, neutralizar a U.R.S.S. com bombas nucleares, o que poderia gerar um Holocausto fulminante na Terra. Entre eles está o ator Peter Sellers, que retrata três das pessoas que podem impedir a tragédia: o Capitão britânico Mandrake, o presidente norte-americano Merkin Muffley e o alemão bêbado Dr. Fantástico.
Dia 13 - A Pantera Cor de Rosa (Direção de Blake Edwards, EUA | Reino Unido - 1963)
O hilariante Inspetor Clouseau (Peter Sellers), da polícia de Paris, precisa encontrar um ladrão de jóias que está mais perto do que ele imagina: o perigoso assaltante é amante de sua esposa.
Dia 20 - Assassinato por Morte (Direção de Robert Moore | Estados Unidos - 1976)
Nesta divertida comédia, que satiriza filmes de investigação policial, cinco detetives são convidados pelo milionário Lionel Twain para jantarem em sua mansão. Twain os desafia a desvendar um crime que irá acontecer à meia-noite. Entretanto, quando o tal crime acontece, todos passam a suspeitar uns dos outros.
Dia 27 - A vida e a Morte de Peter Sellers (Direção de Stephen Hopkins | Biografia, EUA - 2004)
O famoso ator inglês Peter Sellers (Geoffrey Rush) foi criado por sua mãe dominadora, Peg (Miriam Margolyes), e por seu submisso pai, Bill (Peter Vaughan). Ainda jovem descobriu que gostava de atuar. Com o tempo utiliza este dom para se tornar ator e descobre que tem um grande jeito para comédia. No final dos anos 50, alcança fama numa popular série de rádio, "Goon Show", ao lado de Spike Milligan (Edward Tudor-Pole) e Harry Secombe (Steve Pemberton). O que lhe abriu as portas para o estrelato no cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário