quinta-feira, 5 de maio de 2011

Rumos Jornalismo Cultural abre inscrições para os laboratórios de Fábio Malini e Eliane Brum em Fortaleza


Foto do Rumos 2009 na Vila
A Vila das Artes recebe, neste mês, o Rumos Jornalismo Cultural, ação do Itaú Cultural. No dia 21 (sábado), das 14h às 17h30, será realizado o laboratório “Como Fazer na Internet Coberturas ao Vivo de Eventos Culturais”, com o professor de jornalismo da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Fábio Malini. 

No dia seguinte (22), no mesmo horário, a repórter, escritora e documentarista Eliane Brum orienta o laboratório “Olhar e Escuta na Busca do Personagem Singular”. Ambos são dirigidos a professores, pesquisadores e estudantes da área. Para garantir uma das vagas (são 20 para o primeiro laboratório, e 50 para o segundo), os interessados devem se inscrever a partir do dia 9 de maio.

Os dois laboratórios marcam mais uma viagem da caravana Rumos Itaú Cultural, composta por equipes formadas pelo instituto para divulgar, em todo o país, os recém abertos editais Rumos Itaú Cultural para Educação, Cultura e Arte; Artes Visuais; e Jornalismo Cultural.

Como Fazer na Internet Coberturas ao Vivo de Eventos Culturais
Laboratório de criação de web TV ao vivo para que os professores e estudantes participantes sejam capacitados na produção de cobertura em tempo real de eventos culturais. Toda feita em streaming (via celular e twitcam), a cobertura online, na atividade, será divulgada na web (blog e twitter do Rumos). Também será criada uma fanpage do Rumos no Facebook especialmente para registros da atividade. 

21 de maio (sábado)
Das 14h às 17h30 (prevendo intervalo)
20 vagas

Olhar e Escuta na Busca do Personagem Singular
Dirigido a professores e estudantes, o laboratório de reportagem em jornalismo cultural tratará de temas como o que é personagem para o jornalismo e como contar histórias reais sem cair nos clichês e nas simplificações. O assunto permeia a carreira da jornalista Eliane Brum, que iniciou o seu trabalho em 1988 como repórter do jornal Zero Hora do Rio Grande do Sul, onde nasceu. 

22 de maio (domingo)
Das 14h às 17h30 (prevendo intervalo)
50 vagas


Ambos são indicados para público a partir de 16 anos.
Inscrições gratuitas a partir de 9 de maio na Vila das Artes, Rua 24 de Maio, n° 1221 - Centro, de segunda a sexta das 8h às 20h. Outras informações pelo telefone (85) 3252-1444 ou no www.itaucultural.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário