quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

“A dança me traz alegria”



Alegria. É esse o sentimento de muitos alunos e alunas que participam do Formação Básica em Dança, curso da Vila das Artes que teve início em outubro deste ano. “No começo eu pensei em sair, mas gostei tanto das aulas que quero continuar. A dança me traz alegria” conta Marcos Antônio Pereira da Silva, um dos quatro garotos que frequentam o curso.
O Formação Básica em Dança é um curso público inédito que oferece ao longo de seis anos um processo formativo que inclui pensamento e prática “ao final, esses alunos estarão aptos para ingressar no curso técnico” completa a professora Dandara Matos Mesquita, que junto com Jaqueline Peixoto e Silvana Marques conduzem crianças e jovens para um fazer e pensar sobre dança.  

Yorrana só tem 8 anos, mas sabe o que quer “gosto da dança porque ela faz a minha vida”. Conhecer a dança de outros países também faz parte desse universo que amplia o pensamento “Eu já fazia dança, mas aqui (na Vila das Artes) eu aprendo sobre a dança de outros países, como o balé da Rússia. Fazer dança na Vila me dá alegria e o sentimento de querer mais” conta Emanuele Aquino, de 12 anos.
O curso nasceu de uma política pública de cultura pensada para a cidade no campo das artes. Até pouco tempo o ensino da dança em Fortaleza era privilégio de academias e escolas privadas de dança. A Vila das Artes amplia esse universo e possibilita o acesso gratuito ao ensino da dança como arte criativa.
São cerca de 80 jovens que freqüentam o curso na Vila. Hoje (15), as atividades de 2011 se encerraram com uma confraternização. As aulas retornam no dia 6 de fevereiro de 2012. “Vou sentir falta desses dias de aula, dos professores e dos amigos, mais ainda dos ensinamentos” conta a aluna Veida Morais.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário