segunda-feira, 25 de junho de 2012

Curso reflete sobre criação individual


Manipulação construtiva / jogos de conceito / Fotografia
“Jogos de conceito - Um olhar para criação artística como objeto de estudo e experimentação” é curso que pretende reunir experiências, pensamentos, ideias e investigações que podem estimular o desenvolvimento e fortalecimento de processos poéticos individuais. O curso faz parte das atividades do Centro de Artes Visuais de Fortaleza e recebe inscrição até ao meio-dia do dia 29 de junho, próxima sexta. Os interessados devem enviar currículo e carta de intenção para o email cav.fortaleza@gmail.com. As inscrições são gratuitas e podem participar pessoas que tenham interesse pela linguagem de desenho. Serão oferecidas 10 vagas.
O curso será orientado pelo artista Pablo Mufarrej, de 2 a 6 de julho, das 18h às 21h30 (de segunda a quinta) e, das 14h às 21h30, na sexta-feira. Acontece na Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, voltado para a formação em artes. As atividades do Centro de Artes Visuais recebem o apoio do Centro Cultural Banco do Nordeste.
Ainda sobre o curso pretende-se, a partir de um relato de experiência sobre o processo criativo, discutir sobre como a criação em arte pode influenciar-se pelos três campos básicos: tradição, arte como linguagem formal, campo do sentir. 

[Sobre Pablo Mufarrej] tem 29 anos, é artista e professor. Formado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), ministrou oficinas de desenho e gravura na Fundação Curro Velho (2001/2008) e ilustrou para o Central Ciência, projeto do Museu Emilio Goeldi. Atualmente é professor efetivo da Secretaria Estadual de Educação do Pará e membro do Atelier do Porto. Participou de exposições coletivas no Pará, São Paulo, França (XVème Biennale Internationale de La Gravure de Sarcelles- 2011) e Alemanha (coletivas “Evidências”, Kunsthans/Wisbaden – Hessen em 2003). Em dezembro de 2007, montou sua primeira exposição individual, "Lugar-Comum", na sala Antonieta Santos Feio do Museu de Arte de Belém – Mabe. A mostra foi fruto da bolsa de Pesquisa, Experimentação e Criação Artística do Instituto de Artes do Pará - IAP de 2007, com o projeto “Circular: Trajetos imaginários sobre a Paisagem de Belém”. Foi premiado em diversos salões de arte do Pará: 2º Lugar na mostra "Primeiros Passos" – Ccbeu em 2004; 3º Grande Prêmio do salão "Arte Pará" em 2005; Prêmio Especial Graça Landeira no "13º Salão Unama de Pequenos Formatos" em 2007) e também possui diversas obras em acervos (Centro Cultural Brasil Estados Unidos, Fundação Rômulo Maiorana, Casa da Memória – Unama, Galeria Gravura Brasileira – SP e Museu de Arte de Belém – Mabe, Museu Casa das 11 janelas).

Um comentário:

  1. Muito me interessa, mas infelizmente não tenho muita aptidão para o desenho, embora eu seja todo poesia!

    ResponderExcluir