segunda-feira, 26 de março de 2012

Encontro reflete sobre poéticas do corpo em cena



Walmeri Ribeiro orienta aulas do curso de teatro


A pesquisadora Walmeri Ribeiro (UFC|CE) vai refletir sobre Poéticas do corpo em cena: corpo| imagem| tecnologia no encontro aberto que acontece amanhã (27), às 14h, na Casa de Artes do IFCE - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (Av. Treze de Maio, 2081 – Benfica).
A pesquisadora explica que desde a década de 60 “acompanhamos uma tendência performativa na produção artística ocidental, intitulada como performative turn, (virada performativa). Esta tendência ocasiona um borramento das fronteiras entre as artes, propondo um amplo campo de diálogo entre o audiovisual, as artes do corpo, as artes visuais, a música e a tecnologia” È esta tendência performativa das artes que será discutida e ainda, as contribuições estéticas emergentes da intersecção entre corpo, imagem e tecnologia.

Walmeri orienta os alunos do curso Teatro: Conexões Contemporâneas da Escola Pública de Teatro da Vila das Artes no módulo Mídia, Presença e Cena. A cada módulo o curso oferece um encontro aberto para o público poder participar e refletir sobre as diversas formas de pensamento do mundo contemporâneo.

A pesquisadora é mestre em artes cênicas pela UNICAMP e doutora em comunicação e semiótica pela PUC-SP. Professora adjunta do curso de cinema e audiovisual da Universidade Federal do Ceará - ICA/UFC, onde coordena o projeto Conexões Estéticas e o Laboratório de pesquisas cênicas e audiovisuais. É autora do livro “Poéticas do ator no cinema brasileiro contemporâneo” (Intermeios, 2012). Atualmente desenvolve a pesquisa “Poéticas do corpo no audiovisual: corpo| imagem|tecnologia” (PIBIC/FUNCAP)

Encontro Aberto de Teatro da Vila das Artes
Dia: 27 de março 2012 (terça-feira)
Local: Casa de Artes do IFCE - Avenida Treze de Maio, 2081- Benfica
Às 14h.
Entrada Gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário