segunda-feira, 12 de março de 2012

Mostra de Cinema Brasileiro Contemporâneo

"A cidade é uma só?"

A Vila das Artes apresenta em março a Mostra Cinema Brasileiro Contemporâneo, dentro da programação de seu cineclube. Os filmes de curta e longa duração apresentam aspectos e possibilidades da produção audiovisual recente no Brasil. 

A mostra traz produções de realizadores do Ceará, Paraná, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Pernambuco. E uma possibilidade de perceber o que está sendo produzido no país. Para além, busca se aprofundar no diálogo dessas novas produções, geralmente obras coletivas que transitam por várias linguagens artísticas. 

Na primeira sessão, que acontece nesta quarta (14), às 18h30, será exibido um dos destaques da Mostra: o longa "A cidade éuma só?", de Adirley Queirós (DF), que recebeu o prêmio da Crítica na Mostra de Cinema de Tiradentes (2012) e Menção Honrosa na Semana dos Realizadores (2011). 

O documentário é uma reflexão sobre os 50 anos de Brasília, que volta o olhar para a discussão sobre o processo permanente de exclusão territorial e social que uma parcela considerável da população do Distrito Federal e do entorno sofre; também de como essas pessoas restabelecem a ordem social através do cotidiano. O ponto de partida dessa reflexão é a chamada Campanha de Erradicação de Invasões (CEI), que, em 1971, removeu os barracos que ocupavam os arredores da então jovem Brasília. Tendo a Ceilândia como referência histórica, os personagens do filme vivem e presenciam as mudanças da cidade.

Será apresentada também a produção cearense "Europa", de Leonardo Mouramateus. No curta, o diretor lança um olhar pessoal sobre o bairro Maraponga, onde mora e cultiva relações de afeto. O filme foi eleito Melhor Filme pelo Júri Popular no último Noia - Festival de Cinema Universitário (2011).


"Europa"
A curadoria é do realizador Guto Parente, integrante da Alumbramento Filmes e ex-aluno do Curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes. A cada sessão haverá debate com realizadores, professores e pesquisadores em audiovisual. Entrada gratuita. 

Programação 
Dia 14
"Europa", de Leonardo Mouramateus (Documentário, 19 min, CE, 2011)
"A Cidade é uma Só?", de Adirley Queirós (Documentário, 79 min, DF, 2012)

Dia 21
"Ovos de Dinossauro na Sala de Estar", de Rafael Urban (Documentário, 12 min, PR, 2011)
"Romance de Formação", de Julia de Simone (Documentário, 74 min, RJ, 2011)

Dia 28
"Mens Sana In Corpore Sano", de Juliano Dorneles (Ficção, 21 min, PE, 2011)
"Strovengah - Amor Torto", de André Sampaio (Ficção, 88 min, RJ, 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário