segunda-feira, 26 de março de 2012

O artista como agente cultural


O Centro de Artes Visuais de Fortaleza abre inscrições para o curso "O artista como agente cultural”, ministrado pelo artista Mario Ramiro. O curso abordará o contexto atual das artes plásticas, no qual os artistas atuam como uma nova rede de agentes culturais. Além do artista, do galerista, do diretor do museu e do crítico de arte, há outras frentes de trabalho neste cenário; é crescente o número de artistas visuais que vêm atuando também nas áreas de gestão cultural, curadoria e ação educativa, pesquisando e escrevendo sobre sua obra, como também sobre a de outros, trabalhando na organização de encontros e programas de residência, na edição de revistas, sites e na criação de núcleos de cultura não institucionais.

O curso será realizado de 23 a 27 de abril de 2012, dos 19h às 21h, na Vila das Artes (Rua 24 de Maio,1221 - Centro). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 13 de abril. Os interessados deverão preencher ficha de inscrição on-line disponível no site www.fortaleza.ce.gov.br/editaisviladasartes e comparecer, dentro do período de inscrição, à secretaria da Vila das Artes, das 9 às 20 horas, para entrega dos documentos.

Mario Ramiro é artista multimídia formado pela Universidade de São Paulo. Foi integrante do grupo de  intervenção urbana 3NÓS3 e do movimento de arte e tecnologia nos anos 80. Sua produção reúne intervenções urbanas, redes telecomunicativas, esculturas, instalações ambientais, fotografia e arte sonora. É mestre em fotografia e novas mídias pela Kunsthochschule für Medien Köln (Escola Superior de Arte e Mídia de Colônia), na Alemanha, e doutor em artes visuais pela Universidade de São Paulo. Atualmente trabalha como professor do Depto. de Artes Plásticas e do programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes da USP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário