sexta-feira, 2 de março de 2012

Especial Carlos Saura

Mostra será apresentada de segunda a sexta da próxima semana, na Vila das Artes

Carlos Saura




















O SESC/ Fortaleza traz à Vila das Artes a Mostra Carlos Saura, que será exibida de 5 a 9 de março, sempre a partir das 18h30. Compõem a programação cinco filmes do cineasta espanhol, que continua em plena atividade até hoje, com seus 80 anos de vida. 

Filho de mãe pianista e irmão de um pintor, Carlos Saura teve as artes como uma constante em sua trajetória. Interessou-se por fotografia, aprimorando sua visão estética, antes de formar-se como diretor de cinema pelo Instituto de Cinema de Madrid. Indicado ao Oscar por mais de uma vez e fartamente premiado em festivais internacionais, Saura apresenta em sua filmografia a fusão entre o cinema e outras artes, como música, teatro, pintura e dança. 

No primeiro e último dia de exibição, 5 e 9, haverá debate com o realizador Armando Praça. Serão apresentados e discutidos aspectos fundamentais da obra e da vida do cineasta. A entrada é gratuita.

Programação
Dia 5
Bodas de Sangue (Espanha, 1981, 72 min)
Utilizando como pano de fundo o flamenco ( um dos grandes prazeres de Carlos Saura), o filme mostra um casal apaixonado de dançarinos impedidos de ficar juntos, pois ela está de casamento marcado com outro homem. Inspirado na peça homônima de Federico García Lorca, o longa é o primeiro de sua famosa trilogia composta ainda por "Carmen" e "Amor Bruxo".

Dia 6
Carmen (Espanha, 1983, 102 min)
Coreógrafo procura dançarina para o papel-título de espetáculo baseado na ópera Carmen, de Georges Bizet. A narrativa não é linear: a vida confunde-se com a própria trama de Bizet.

Dia 7
Amor Bruxo (EUA, 1986, 100 min)
Candela e José foram prometidos por seus pais em casamento desde crianças. Quando adultos, eles se casam apaixonados e, durante a festa de comemoração, José morre apunhalado numa briga. Carmelo é acusado da morte e preso. Candela passa a se martirizar e todas as noites vai ao local do crime em busca de visões do seu marido. Quando Carmelo sai da prisão, ele declara seu amor por Candela.

Dia 8
Tango (Espanha/Argentina, 1998, 115 min)
Mario Suárez, um diretor talentoso, foi abandonado por sua esposa, Laura. Para superar sua dor, mergulha numa produção de um filme sobre o Tango. Certa noite, durante a seleção do elenco, Mario conhece Elena Flores, uma jovem lindíssima e excelente dançarina, amante do principal investidor do filme, Angelo Larroca. Imagens de sua própria vida e memórias, tanto pessoais quanto coletivas, se encontram no filme de Mario, que sustenta através de números de dança intensos: amor correspondido e não-correspondido, uma lúgubre e emocionante encenação da repressão militar e grande onda de imigrantes europeus na virada do século. No decorrer dos ensaios, Mario e Elena se envolvem em um tórrido e apaixonado caso de amor. Mas Angelo não é cego, e é um homem perigoso.

Dia 9
Fados (Espanha/Portugal, 2007, 89 min)
Premiado em festivais de cinema e aplaudido pelo público, “Fados” é uma apaixonante viagem sonora através de diversas variações do fado, o gênero musical tradicional de Portugal, iniciado no século XIX por uma enorme leva de imigrantes que chegava ao país. As canções são interpretadas por artistas consagrados, como Caetano Veloso, Chico Buarque, Toni Garrido, Mariza, Camané, Lila Downs, Carlos do Carmo, entre outros. Há também uma linda homenagem àquela que foi a maior cantora de fado de todos os tempos: Amália Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário