quarta-feira, 4 de abril de 2012

Abril na Vila

Imagem meramente ilustrativa

Editais e fichas de inscrição de cursos que a Vila oferece estão em www.fortaleza.ce.gov.br/editaisviladasartes. Após preencher a ficha, os interessados deverão comparecer, dentro do período de inscrição, à secretaria da Vila das Artes, das 9h às 20h, para entrega dos documentos Os cursos com inscrições abertas no momento são:


Captação de Som – Nível II - prorrogadas até o dia 4 de abril. O curso será orientado pelo professor Márcio Câmara de 16 a 20 de abril, das 18h30 às 21h45. É necessário ter experiência na área.
Documentário – Ensaio como forma: Inscrições até 17 de abril. Curso acontece de 14 a 18 de maio, das 18h30 às 21h45. Poderão participar da seleção candidatos que se apresentem em dupla de criação. Curso orientado pelos pesquisadores Alexandre Veras, Felipe Ribeiro e Beatriz Furtado.
Técnico de Animação – Nível I: Inscrições até 13 de abril. Ministrado pelo professor André Dias, o curso será realizado de 23 a 27 de abril, de segunda a sexta, de 18h30 às 21h45.
O Artista como agente cultural - Inscrições até 13 de abril . O curso acontece de 23 a 27 de abril, dos 19h às 21h com o artista Mario Ramiro (foto). 

Desenho de Som – do Roteiro a Finalização - inscrição a partir do dia 16 de abril. Aulas de 14 a 18 de maio de 2012. 
Imagem meramente ilustrativa
A Escola Pública de Teatro da Vila das Artes abre inscrições para alunos ouvintes no módulo Linguagens Cênicas Contemporâneas do curso Teatro: Conexões Contemporâneas que será orientado pelo espanhol Óscar Cornago (foto), de 23 a 27 de abril, das 18h30 às 21h45. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 4 de abril, às 18h. Os interessados devem comparecer na secretaria da Vila das Artes ( Rua 24 de Maio, 1221, Centro) apresentar o currículo profissional e uma carta de intenção sinalizando as razões de participar do módulo. Óscar tem pesquisado a história e teoria das artes cênicas e sua relação com outras mídias. O pesquisador também desenvolveu o projeto de pesquisa "A teatralidade como um paradigma da modernidade: uma análise comparativa dos sistemas de estética no século XX ". È professor do mestrado em Práticas Culturais Performing e Visual da Universidade de Alcalá de Henares e membro do grupo de pesquisa Artea (arte-a.org).
Imagem meramente ilustrativa

  O Cineclube Vila das Artes continua com a Mostra Cinema Brasileiro Contemporâneo. Nesse mês a curadoria foi de Guto Parente, integrante da Alumbramento Filmes e ex-aluno da primeira turma do Curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes. São filmes de curta e longa duração da produção audiovisual recente no Brasil. A cada sessão debate com realizadores, professores e pesquisadores em audiovisual. Sempre às quartas, a partir das 18h30.


Programe-se

Dia 4
Morro do Céu
(foto)

Direção: Gustavo Spolidoro | 71 min| 2009 | RS.
Dia 11
Testemunha 4

Direção: Marcelo Grabowsky | 67 min| 2011| RJ.

Dia 18
O Gerente

Direção: Paulo César Saraceni |81 min|2011| RJ.

Dia 25
O Céu Sobre os Ombros
Direção: Sérgio Borges|71 min| 2010| MG.


Imagem meramente ilustrativa


Abril é mês de comemorações. Aniversário de Fortaleza, Dia da Dança e também do nascimento de Bette Davis. Por isso, o grupo 24 Quadros apresenta importantes obras da carreira da atriz, que se consolidou como uma das maiores estrelas do cinema norte-americano, na Mostra: A interpretação segundo Bette Davis. As sessões acontecem às quintas-feiras, a partir das 18h30. A entrada é gratuita.




Programação

Dia 13 (devido ao aniversário da cidade, a exibição acontecerá DIA 19)
A carta

Direção: William Wyler |EUA | 1940.
Dia 20

A Malvada

Direção: Joseph L. Mankiewicz | EUA | 1950.

Dia 26
O que terá acontecido com Baby Jane?
 

Direção: Robert Aldrich | EUA | 1962.
Dia 27

Baleias de agosto
Direção: Lindsay Anderson | EUA | 1987.
Imagem meramente ilustrativa



Baque - Revista Cênica é uma publicação eletrônica e interativa que aborda o fenômeno cênico nas mais diversas manifestações humanas, com foco na realidade do Ceará que será lançada na Vila no dia 12 de abril, às 18h30. A linha editorial é composta pelos artistas Thiago Arrais, Washington Hemes, Felipe Camilo, Rodrigo Oliveira, Mario Filho e Henrique Cardoso.
Imagem meramente ilustrativa

Fortaleza em Sol Maior é vídeo coletivo que canta histórias inspiradas em obras de compositores cearenses. O projeto audiovisual da Vila das Artes é uma homenagem ao aniversário da Cidade que neste ano completa no dia 13 de abril 286 anos. Lançado anualmente desde 2008, os vídeos já apresentaram histórias sobre Fortaleza através das horas, das ruas, das pessoas e das sensações. Este ano o lançamento está marcado para o dia 30 de abril, às 19h, na Vila das Artes. As históriasforam selecionadas por uma comissão formada pela pesquisadora e professora Beatriz Furtado, pela cantora e compositora Paula Tesser e pelo realizador audiovisual e pesquisador Hugo Pierot.  São sete obras, de 1 a 5 minutos, que apresentam a cidade através das canções dos compositores cearenses: Lauro Maia (por Célia Chaves Gurgel do Amaral) Belchior (por Thiago Pedro), Uirá dos Reis (por Leonardo Mouramateus), Luiz Sérgio (por Marina Marques Morais), Chico Alencar/Rômulo Fabrício/Reginaldo da Rocha - Banda Breculê (por Francisco Ribeiro) Wagner José Silva de Castro (por Antônio Tavares de Sousa Neto) e Leonardo Adriano Freire Júnior (por Gustavo de Paula Mineiro).


Imagem meramente ilustrativa

Para comemorar o dia 29 de abril - Dia Internacional da Dança, a Vila vai sediar diversas atividades gratuitas. No dia 27 serão realizadas aulas abertas e encontro de confraternização. A programação começa às 9h com aula do Curso de Formação Básica em Dança. À tarde serão realizadas aulas abertas para estudantes e profissionais de dança. Quem quiser participar deve se inscrever antes da oficina na secretaria da Vila das Artes.  + Info. 3105.1402. (foto de Jardel Kennedy, durante atividades do dia da dança na Vila, em 2011).


Programação

9h – aula do curso de Formação Básica em Dança (aberta aos pais dos alunos)

14h – aula do curso de Formação Básica em Dança (aberta aos pais dos alunos)

15h15 – aula pública de balé clássico (bailarinos convidados)

15h15 – aula aberta de dança de salão (aberta ao público em geral)
16h45 – aula pública de dança de rua
17h – jam de contato-improvisação (aberta ao público em geral)
18h30 – confraternização (todos são convidados)
Imagem meramente ilustrativa

O Centro de Artes Visuais de Fortaleza (parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste) está com inscrições abertas para alunos ouvintes no módulo O uso do filme de found footage no cinema experimental e na videoarte, do Laboratório de Linguagens Visuais. As inscrições devem ser feitas na secretaria da Vila das Artes até quarta-feira (5), às 20h. O interessado precisa trazer o currículo e uma carta de intenção sinalizando o interesse em participar do curso.




programação sujeita alterações



Nenhum comentário:

Postar um comentário