quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Encontro reflete sobre Cidade e Teatro

Andre Carreira no curso: Teatro Conexões Contemporâneas
André Carreira fala no primeiro módulo do curso

As primeiras aulas do Curso Teatro: Conexões Contemporâneas tiveram início nesta semana na Vila das Artes. O primeiro módulo, Cidade e Teatro, recebe o pesquisador André Carreira, que é também curador do curso. Nesta quinta (17) Carreira participará de encontro aberto ao público que acontece às 15h, no auditório da Vila das Artes (Rua 24 de maio, 1221, Centro).  Interessados poderão participar do encontro que pretende entender a cidade como dramaturgia, passando pelo conceito de teatro ambiental, as relações entre espaço e significação e os modelos de trabalho atorial relacionados com o espaço. A entrada é gratuita.

O curso Teatro: Conexões Contemporâneas é uma ação da  Escola Pública de Teatro da Vila das Artes. A proposta é estimular a reflexão e o exercício de teatro de grupo, além de provocar o intercâmbio de saberes entre pesquisadores e artistas locais e de outras cidades do Brasil e exterior. O curso é dividido em 13 módulos mensais, com 20h cada. Além de André Carreira, receberá também Marco Antônio Rodrigues (FUNARTE), Bya Braga (UFMG), Walter Lima (UFPR), Chico Pelúcio (Galpão Cine Horto), Ana Bulhões (UNIRIO), José Tonezzi (UFPB), Óscar Cornago (Espanha), Guilhermo Cacace (Argentina), entre outros. A cada módulo, haverá uma bate papo aberto ao público com o professor convidado.   

André Carreira estreou em Brasília como ator no espetáculo “A Vida de Galileu” (1979), de Bertolt Brecht, com direção de Chico Expedito. É graduado em Educação Artística na Universidade de Brasília (UnB) e realizou doutorado em Teatro pela Universidad de Buenos Aires (UBA), com a tese “O Teatro de Rua no Brasil e na Argentina depois dos anos de autoritarismo. A paixão levada às ruas”. Atualmente, é professor do Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Diretor de Pesquisa do Centro de Artes da UDESC.
A Vila das Artes é um equipamento da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria de Cultura de Fortaleza. É espaço voltado para a formação em artes, apoio a produção, incentivo a pesquisa e difusão cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário