terça-feira, 11 de outubro de 2011

Vila das Artes exibe filme do movimento Mumblecore


Surgido em 2002, o movimento de cinema independente Mumblecore - A Estética do Faça Você Mesmo – é um estilo de criação cinematográfica cujas produções têm características como roteiro concebido coletivamente, cortes de cena abruptos e enredo baseado na vida cotidiana. Não há preocupação em elaborar cenários ou figurinos específicos. Quase sempre, as locações são externas e trazem atores sem maquiagem, reforçando uma estética próxima de um naturalismo difícil de ser ignorado.

Os primeiros cineastas a ganharem visibilidade com seus filmes tipo Mumblecore foram Joe Swanberg, Aaron Katz, Andrew Bujalski, Mark e Jay Duplass. O Movimento chama a atenção para uma discussão muito maior: o barateamento da produção cinematográfica com a chegada da tecnologia digital e como isto está se refletindo, tanto no mercado cinematográfico como também no modo de se fazer cinema.

Para discutir e apreciar a produção do Mumblecore, a Vila das Artes convida para a exibição de “Wendy e Lucy”, um longa dirigido, editado e roteirizado por Kelly Reichardt, com um orçamento estimado em 200 mil dólares. O filme será exibido na Vila das Artes (rua 24 de Maio, 1221, Centro) nesta sexta-feira (14), às 15h.  A entrada é gratuita e após acontece bate-papo com  Renê Guerra ( roteirista e orientador da disciplina de roteiro no curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes) e Diego Hoefel (professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará).


Nenhum comentário:

Postar um comentário