A Vila das Artes recebe amanhã, 9 de fevereiro, o lançamento do
documentário “Paulo Abel (Ombra mai Fu)”, dirigido pelos alunos do curso de
Realização em Audiovisual, Gabriel Petter (diretor) e Eduardo Pereira (codiretor). O lançamento, que coincide
com os 20 anos da morte do cantor, será às 19h. A entrada é gratuita.
As gravações do filme tiveram início em 2011, depois de dois anos de pesquisa. O documentário apresenta a trajetória de vida do cantor lírico cearense Paulo Abel do Nascimento (1957-1992), dono de um timbre de voz único. Após estudar música em Florença, na Itália, teve dois registros fonográficos lançados pelo selo francês Lyrinx. Seu canto também está registrado no filme “Ligações Perigosas”, do cineasta Stephen Frears. Abel também inspirou o projeto “Ópera Nordestina”, implantado na Universidade Federal do Ceará.
O documentário, segundo Petter, teve como ponto de partida a biografia do cantor escrita pelo compositor, maestro e professor da Universidade Federal do Ceará, Elvis Matos. O filme traz depoimentos de Descartes Gadelha, Tarcísio José de Lima, entre outros. A sessão de lançamento receberá os entrevistados no documentário e Elvis Matos, além dos realizadores, para um bate-papo após a exibição. Para o público e amantes da ópera, uma oportunidade de apreciar e compreender melhor este universo.
Fico realmente emocionado ao ver que meu grande amigo de juventude, Abel, está sendo devidamente homenageado na nossa terra de origem, o Ceará!!! Parabéns a todos os autores desse projeto.
ResponderExcluirHenrique Jorge