sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Mostra de vídeos marca conclusão de curso da Vila das Artes


Vídeos são resultado do II Curso de Realização em Audiovisual

Uma mostra de vídeos marca o encerramento da segunda turma do curso de Realização em Audiovisual da Vila das Artes, na próxima terça-feira (28), às 18h30, na Casa Amarela Eusélio Oliveira. A mostra é também um convite ao encontro de ideias e novas possibilidades do fazer audiovisual.

Serão três os vídeos apresentados como Trabalho de Conclusão de Curso: as ficções 100 .000 e Elefante Invisível e o documentário Epifânio. Todos frutos de dois anos de curso que teve 1.700 horas/aula divididas em 6 ciclos de formação: Imagem e Narrativa, Imagem e Corpo, Imagem e Cidade, Imagem e Espaço, Imagem e Alteridade. Foram 85 módulos teóricos e práticos com a participação de 67 professores, sendo 40 de outros estados e 27 de Fortaleza. Em todos os ciclos foram produzidos 23 trabalhos, sendo 19 vídeos e 4 instalações.

100.000

“Para além dos números apresentados, o processo de formação buscou estimular nos alunos uma compreensão acerca do sentido da realização em audiovisual. Procurou-se, o tempo todo, refletir sobre as possibilidades de se repensar modelos até então hegemônicos, pautados na centralidade criativa e hierarquizada” conta Lenildo Gomes, coordenador da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes.

O Curso de Realização em Audiovisual é uma das atividades de formação da Vila das Artes, equipamento vinculado à Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Coordenado pela Escola Pública de Audiovisual, o curso é oferecido desde 2006 e está na segunda edição. Além de gratuito (mantido por um equipamento público) é certificado como extensão pela Universidade Federal do Ceará, parceira na realização desde a primeira edição. 

O Audiovisual na Vila das Artes é uma ação que tem como objetivo democratizar o acesso à linguagem, promovendo o pensamento crítico e a reflexão sobre imagem no mundo contemporâneo.  Outras atividades de formação são o Pontos de Corte – formação de agentes culturais e exibidores independentes, Cineclube, incentivo a formação de coletivos, apoio a produção e difusão. A Vila também abriga as Escolas Públicas de Dança e Teatro, o Núcleo de Produção Digital e o Centro de Artes Visuais de Fortaleza (parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste).

Os alunos: Amanda Pontes, Amaro Nobre, Andressa Back, Annádia Leite, Bruno Reis, Camila Vieira, César Mota, Daniel Bezerra, Danilo Maia, Davi Queiroz, Denise Pereira, Eduardo Pereira, Elisa Ratts, Eugênio Pacceli, Floriza Rios, Igor Vieira, Gabriel Petter, Gláucia Barbosa, Hugo Pierot, Julio Figueroa, Leonardo Ferreira, Lucas Coelho, Luisa Pessoa, Luziany Gomes, Natália Viana, Rafaela Diógenes, Raisa Christina, Rodrigo Fernandes, Sarah Holanda, Ticiana Lima e Tiago Pedro.

PROGRAMAÇÃO:
28/02 – Mostra de Vídeos
18h30 - Abertura
Casa Amarela Eusélio Oliveira - avenida da Universidade, 2591, Benfica
22h -  DJs
Brom’s Party House – Rua dos Tabajaras, 402, Praia de Iracema

Nenhum comentário:

Postar um comentário