sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Encontro com Eduardo Frota


Encontro com o artista Eduardo Frota com participação do psicanalista e professor da UFRJ Eduardo Passos.
Dia 7, às 19h,
No Centro Cultural do Banco do Nordeste (Rua Floriano Peixoto, 941, Centro)


O Encontro com artista, uma atividade do Centro de Artes Visuais de Fortaleza (criado e mantido pela parceria Prefeitura de Fortaleza, através da Vila das Artes, e Centro Cultural Banco do Nordeste) recebe nesta terça-feira (7), às 19h, o professor e psicanalista Eduardo Passos para refletir sobre o trabalho do artista Eduardo Frota, que também estará presente.
O encontro tem como proposta apresentar ao público a trajetória de artistas de referência no circuito nacional de artes e estabelecer um olhar crítico sobre a produção artística contemporânea.
Nesse primeiro encontro, Eduardo Passos, que acompanha a trajetória de Eduardo Frota desde o início, sendo quem primeiro escreveu um texto crítico sobre a obra do artista, fará uma mediação da trajetória de mais de 25 anos do artista, numa perspectiva da relação entre arte e psicanálise.
“Qualquer pensamento que venha da produção artística é favorável. A obra pode ser fator dispositivo para outras categorias do pensamento, como a filosofia, a antropologia, a psicanálise.” Reflete Frota.
Para o público será um momento único de conhecer um pouco mais sobre o trabalho de Eduardo Frota, que em Fortaleza realizou poucas exposições. Após a apresentação dos dois convidados, haverá uma conversa com participação do público. A entrada é gratuita. Informações pelo (85) 3252-1444 ou CCBNB 3464-3108.

Eduardo Frota desenvolve pesquisa em arte desde 1977. Participou de coletivas como os VI e X Salões Cariocas de Artes Plásticas, o XI Salão Nacional de Artes Plásticas; da mostra organizada por ocasião da reabertura do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, III Bienal do Mercosul (Porto Alegre –RS), 25ª Bienal de São Paulo. Apresentou também diversas intervenções individuais, entre elas no espaço Torreão (Porto Alegre-RS); no Centro Universitário Maria Antônia da USP (São Paulo-SP); no Centro Cultural Banco do Brasil (São Paulo-SP), no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; na Fundação Joaquim Nabuco (Recife-PE); no Museu de Arte da Vale do Rio Doce (Vitória-ES); no Centro Cultural Banco do Nordeste (Fortaleza-CE); no Alpendre - casa de arte pesquisa e produção (Fortaleza-CE).
Eduardo Passos é graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), possui mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). É professor associado II do departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense. Atua principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de saúde, cognição e subjetividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário