A dança vai à escola. A partir de outubro de 2011, o programa Dançando na Escola retoma as atividades de formação em 20 escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza. Pelo menos 1.500 mil crianças e jovens terão acesso ao universo da dança gratuitamente. A Prefeitura inaugurou o programa em 2009 a partir de uma política pública de formação em dança, implementado pela parceria entre as Secretarias Municipais de Cultura, através da Vila das Artes, e de Educação e Associação dos Bailarinos, Coreógrafos e Professores de Dança do Ceará (Prodança).
Até dia 23 de setembro, as escolas municipais que participam do programa estão recebendo inscrições de meninas e meninos com idade entre 5 e 12 anos para as aulas que acontecem no contraturno escolar e vêm consolidar o projeto de escola em tempo integral.
Democratizar o acesso ao ensino da dança em Fortaleza é uma das propostas do Dançando na Escola que, além de iniciar os estudantes no universo da arte através da dança, contribui para o desenvolvimento de cidadãos mais críticos e participativos.
O ensino da dança visa também à profissionalização. Alunos talentosos poderão ser encaminhados para uma formação direcionada e gratuita na Escola Pública de Dança da Vila das Artes, onde já existe um consistente programa de formação em Dança, inclusive com inscrições abertas para o curso de Formação Básica em Dança para crianças com idade entre 8 e 12 anos.Com duração de 6 anos, o curso vai oferecer as bases para a formação de jovens artistas da dança.
As inscrições para o curso de Formação Básica devem ser feitas até dia 6 de setembro pelo www.fortaleza.ce.gov.br/editaisviladasartes e na secretaria da Vila das Artes ( rua 24 de maio, 1221, centro). Outros cursos, como de audiovisual, artes visuais e teatro também estão com inscrições abertas. Todas as informações e edital estão no site. Informações também pelo 3105-1402.
Escolas municipais que recebem o Dançando na Escola em 2011
Emeif Dois De Dezembro; Emeif Professor José Rebouças Macambira; Emeif Nossa Senhora Perpétuo Socorro; Emeif Hilberto Silva; Emeif Antônio Correia Lima; Cei Dom Aloísio Lorscheider; Emeif Godofredo de Castro Filho; Cei Joaquim Nogueira; Emeif Gabriel Cavalcante; Emeif Mozart Pinto; Cei Filgueiras Lima; Emeif José Batista De Oliveira; Emeif João Paulo II; Emeif Raimundo Moreira Sena; Emeif Demócrito Rocha; Emeif Professor Ernesto Gurgel do Amaral; Emeif Ismael Pordeus; Emeif Professor Odilon Gonzaga Braveza; Emeif Maria de Lourdes Ribeiro Jereissati e Emeif Professora Aldaci Barbosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário